Entrevista: Autora Amanda Reznor

09:08:00

  Hey pessoal, tudo certinho? 

  Quem não ama saber um pouquinho sobre seus autores favoritos? E nós ficamos mega felizes de poder fazer algumas perguntas para nossa querida Amanda Reznor, autora do livro Delenda - E o Vale dos Segredos (Resenha desse livro incrível aqui no blog). A Amanda é uma simpatia só, foi uma verdadeira fofa com a gente <3 Amamos e admiramos ela e seu trabalho ainda mais depois dessa entrevista super legal que ela nós deu lá no WhatsApp kkkk Eram tantas curiosidades que nos empolgamos só um pouquinho com as perguntas hehe Amanda nós perdoe kkkk


   Quer se encantar ainda mais pela Amanda, conhecer um pouco mais sobre Delenda e seu segundo livro Castelformia que já já será lançado? Vamos então para entrevista ;)


Oi Amanda, tudo certinho? Primeiro de tudo, uma pergunta que todos que leem "Delenda" querem saber, como surgiu a ideia para história? É inspirado em algo?
  Olá meninas! Primeiramente, agradeço pelo espaço da entrevista *-* ! Agora a ideia do Delenda não surgiu de uma vez;  começou em 2002, quando eu morava em Juína, no MT, e meu irmão estava lendo o Senhor dos Anéis. Daí vi os mapas do Tolkien e tive a ideia do Vale dos Segredos, a região do lago com as três montanhas em volta. Depois, em 2003, quando estava morando em Nova Monte Verde (também  MT) com minha família, sentei uma tarde na varanda e comecei a escrever o que estava vindo na minha cabeça  - uma garota acordava no meio da noite, assustada, e não lembrava bem onde estava, então levantava da cama e saía andando por uma casa enorme, procurando a saída, com medo.  Aí comecei a esboçar a Cláudia e todos os outros personagens da Vila foram surgindo em minha mente. Depois tive algumas complicações, voltei para SP em 2005 e só em 2010 resolvi continuar a escrever a história, que só tinha dois capítulos até então (risos)!

  "Delenda" é todo cheio de detalhes que faz com que a história fique a cada parte mais legal. Você demorou muito para criar tudo? E para finalizar o livro?
  Então, quando voltei a escrever a história, em 2010, eu levei 3 meses para finalizar. Aproveitei as férias do meio do ano e escrevia cerca de 20 páginas por dia;  também desenhei toda a mansão em 3D no Google Sketch Up - não ficou maravilhosa, mas dava pra entrar e conhecer a mansão por dentro, todos os quartos e os três andares. Essa modelagem me ajudou bastante a não me perder na hora de descrever a mansão  (risos).

  A todo momento que li "Delenda", fiquei imaginando tudo como um roteiro de filme, as imagens eram formadas tão automaticamente na minha cabeça que me fazia mais e mais não querer largar o livro (mesmo batendo aquele medinho kkkk -). Como é criar uma história tão diferente e ver leitores "sofrendo" de tão bom que é o seu livro (risos)?
  Eu fico extasiada! *-* Quando estou escrevendo, eu gosto de viver aquele momento que estou sentindo;  às vezes é como se eu entrasse em transe, fico cega para tudo ao meu redor e me concentro totalmente no que está acontecendo na história e, de alguma forma, naquele momento eu tenho a certeza de que quem ler aquele trecho vai sentir as mesmas coisas que eu senti. Ver isso acontecer na realidade é impressionante, porque mostra a força da influência de um livro na vida das pessoas, e a responsabilidade que todos nós, escritores, temos nas mãos!

  Você gosta de lendas e mitologias?
  Sim, eu gosto muito, porém ao escrever o Delenda eu quis fugir de tudo o que já existia, queria criar algo original e só meu (risos). Já agora eu adquiri outro entendimento das coisas e, principalmente depois de ler Harry Potter, eu vi como nós podemos usar as coisas que já existem a favor da história, mesmo sem perder a originalidade!

  E de um bom suspense e terror ?
  Eu amo!  Não gosto muito de cenas de sangue e tortura, acho que não precisa ficar pormenorizando muito essa parte, mas a leve sugestão de que algo sinistro está acontecendo é, para mim, como um tempero forte que deixa a história mais picante (risos). Eu amo o horror nos estilos de Poe, Lovecraft, Gaiman e Stephen King!

  Já que "Delenda" é um dos livros favoritos de nós duas do blog, nos diga agora... Qual seu livro favorito?
  É difícil falar de um só! Mas além da saga HP, eu sempre digo que um dos melhores livros que li é A Boa Terra, da Pearl S Buck. É um livro mais realista, sobre camponeses que viveram uma época de grande pobreza na China, mas é muito tocante e usa palavras harmoniosas, numa junção perfeita. Minha autora nacional favorita é a Lygia Fagundes Telles, e com ela eu comecei a descobrir que adorava histórias misteriosas! Para quem tiver um pouco mais de fibra, Crime e Castigo, do Dostoiévski, é um livro simplesmente sensacional!

  Tem algum filme que te marcou? Que você goste muito?
  Também é difícil falar de um só!! Mas na época da infância eu fiquei muito impressionada com Abracadabra, e depois, com 10 anos, eu assisti ao Jurassic Park dezenas de vezes. Eu sempre tive muito medo dos filmes de terror e só consegui assistir a maioria depois de grande  (risos), os meus favoritos, atualmente, são os filmes do Guillermo del Toro (Labirinto do Fauno, O Orfanato, A Colina Escarlate).

  Você já teve vontade que uma das cenas de seu livro virasse realidade? Qual seria?
  Sim, eu queria aquela banheira do quarto da suíte pra mim,  haha. Mas... hmm... Que vergonha de falar isso, eu gostaria que o Maurício fosse de verdade (risos)! E, claro, juntando ele e aquela cena na banheira (suspiro)...


  Qual seu personagem favorito do livro e por quê?
  Essa pergunta é difícil! Eu gosto muito de todos os personagens que criei, cada um me faz sentir uma coisa, é como se todos eles fizessem parte de mim, dos meus lados bons e maus... Mas eu adoro a Greta, ela é a que menos aparece diretamente, porém é uma personagem muito forte, e ela vai ser importante em todos os livros do Vale (vocês saberão o porquê... (risos).

  E qual você não foi muito com a cara e desde o começo já queria fazer a morte dele?
  (Risos) Eu considero que seria a Anete, meu Deus, que mulher horrível, queria fazê-la passar por coisas difíceis  (a Cláudia fez um pouco disso por mim, risos)!  Mas ela também teve um passado complicado, assim como outros personagens da história, e a questão é que, se a pessoa tem um coração ruim, seu passado irá transformá-la em alguém melhor, ou fará com que mostre o seu pior lado, como ela fez!

  Se você pudesse,  assim como Cláudia, ver algo do passado, seja de sua família, vida ou algo qualquer, o que você escolheria?
  Eu gostaria de ver quem eu fui na minha última vida. Eu acredito, sinto, desde pequena, que fui homem, e gostaria de tirar essa dúvida  (risos)!

  Sei que já estamos com muitas perguntas mas, se formos perguntar tudo que queremos sobre você e "Delenda" você iria pirar com a gente (risos). Então, vamos a última pergunta que não quer calar... Já tem previsão de quando irá lançar "Castelformia", o seu segundo livro do "Vale dos segredos"? E pode falar um pouquinho sobre ele para nós ?  Ah, sim, o que acontece é que eu ainda não finalizei o Castelformia - quero terminá-lo até agosto, no máximo outubro. Já levei a proposta para o editor da Madras e eles manifestaram interesse, porém só fecham contrato com o livro pronto, então só vou ter uma previsão real do lançamento depois de entregar o original para eles!  Agora temos um ilustrador oficial, o Humberto Brando Jr ( Instagram (Instagram: @1bertocbj),  e o livro com certeza vai ficar muito bonito!  Em relação à história, o livro começa com aquilo que foi mostrado ao final do Delenda,  com a personagem Anna-Luce,  porém já foi alterado, não está exatamente como escrevi ali. Daí a cada capítulo eu pulo de um lado para o outro da história - em um a história vai seguindo com a Anna, no outro mostra a Cláudia no hospital, exatamente logo após o que aconteceu no final do Delenda... Eu acredito que vocês irão gostar! ;)

  Amanda muito obrigada por tudo, amamos poder fazer essas perguntas a você <3 Poderia deixar uma mensagem aos seus leitores que acompanham nosso blog por favor ?
  Eu que agradeço, o amor de vocês com certeza é recíproco! Quero dizer que tenho uma mensagem muito especial para deixar a todos os meus leitores,  e pretendo fazer isso através dos meus livros - somos todos uma única Alma, um único Todo, estamos juntos e devemos transformar nossos laços em Amor! Pode ate parecer exagero agora, mas espero que um dia todos compreendam,  e que pelo que expliquei acima posso seguramente dizer: AMO TODOS VOCÊS! Amem a vida e as pessoas que estão ao seu redor no dia-a-dia; sejam também compreensivos, pois aqueles que não demonstram e/ou aplicam o amor ainda não entenderam o que estão fazendo aqui... Vamos ajudá-los nisso e construir o nosso mundo melhor! ;)



  Gostaram da entrevista? Conhecem a Amanda e seu livro Delenda? Vamos conversar, deixe seu cometário aqui embaixo. Quem não conhece o livro, da uma passadinha no link que deixamos lá em cima com a resenha ;) hehe 

2 comentários

  1. Meninas vocês arrasam sempre!! Amei a entrevista com Amanda, realmente ela é um amor *--* Eu ainda tô no começo de Delenda, espero não esperar muito pelo próximo haha
    Beijos <3
    persuasaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa *-*

      A Amanda é um amor e com toda certeza você irá amar Delenda <3
      Nem me fale, lemos o livro ano passado, só imagina a ansiedade kkkkk

      Bjs, obrigada por tudo!

      Excluir