Resenha: Surpreendente

21:39:00


 Hey pessoas, tudo certinho??

  A resenha de hoje, é de um livro que se tornou mega especial para mim <3



Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. 

A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


Autor: Maurício Gomyde
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2015
Editora: Intrínseca
                                                            

  Esse é um livro que faz totalmente jus ao nome... SURPREENDENTE!!!

  Confesso a vocês que estou escrevendo essa resenha com um aperto no coração e também com um sorriso enorme no rosto. Ok, confundi vocês né? Mas, vou explicar, calma. 

  Aperto no coração porque foi muitoooo difícil largar o livro, não queria de jeito nenhum acabar ele. A escrita do Gomyde é tão perfeita, seus personagens são tão reais, que é estranho não estar mais com eles todos os dias, não conviver com eles nas páginas do livro. Não, não os deixei, pois cada um desses personagens estão em meu coração e mente. 



  Pedro Diniz (que já me encantou logo de cara pelo nome ser igual do meu irmãozinho *--*) é um jovem rapaz de 25 anos que em algumas resenhas que li sobre o livro quando estava querendo saber sobre a história, passei a ficar com "um pé atrás" porque diziam que Pedro chegava a ser uma pessoa meio egoísta que sempre queria estar certo. Mas, ao meu ponto de vista eu não achei! Ele é um rapaz que com toda certeza aproveitou cada CHANCE (anote essa palavra em sua mente, pois você irá ver muito ela no livro) que Deus lhe deu na vida.
Ele é o retrato do que cada um de nós somos e passamos. Ora somos muito confiantes e outras estamos lá no fundo do poço achando que nada dará certo. 

   Pedro foi diagnosticado quando era pequeno com uma doença degenerativa, que o fez perder a visão periférica e 30% da visão centrar de cada um de seus olhos. Com o tempo essa  doença por um milagre estacionou, fazendo o mesmo ser muito confiante, destemido, feliz e acima de tudo acreditar em si mesmo e nos outros, agradecendo pelo milagre que lhe foi dado. 

  O rapaz respira cinema. Ele é formado em audiovisual, tem alguns curtas já prontos e tem o grande sonho de conquistar o Cacau de Ouro, um grande prêmio do cinema brasileiro. Pedro quer espalhar e tocar cada pessoa com o que ele mesmo nomeou "Cinema Felicidade", fazer com que as pessoas saíam de um cinema achando que a vida é perfeita. Ele carrega consigo que o cinema, a música boa e a literátura fazem parte da "Santíssima Trindade".

  Sendo assim, para cumprir seu "Cinema Felidade", Pedro trabalha como gerente  em uma locadoura chamada VIP na periféria de São Paulo, acreditando que a cada pessoa que ele conseguisse com que visse um Clássico, estaria fazendo a diferença, ele também passou a ser mediador e curador das sessões de cinema no Café Cultural, onde passa clássicos do cinema. 

  Mas, lembra daquele sonho lá de cima que mencionei que Pedro tem? Então! Para competir ao Cacau de Ouro, ele terá apenas 6 meses para gravar um curta metragem, fazendo um roteiro surpreendente e saber lidar com um orçamento meio limitado. 



  Porém o cinema não é feito apenas de felicidade...

" No cinema tudo é possível, e o improvável, como os milagres que as pessoas passam a vida pedindo e quase nunca alcançam, depende apenas das decisões tomadas pelo roteirista. Mas a vida das pessoas reais não é cinema...' 

  Infelizmente algumas coisas na vida de Pedro passaram a não correr bem, o fazendo desanimar e o tornando o que ele mais temia: medroso, soturno e deprimido. Porém o que é de nós sem os amigos?  Sem pessoas maravilhosas que nos cercam ? Pois bem, Pedro tem três pessoas em sua vida que não deixaram ele cair... Fit (seu melhor amigo e companheiro nas filmagens), Mayla (sua amiga) e Cristal (sua nova paixão) o puxam para uma grande viagem, banhada a muita alegria, bagunça, sonhos e grandes lições de vida.  Dentro de um Opala Envenenado, com câmeras em mãos para filmar tudo que pudessem, partiram para uma aventura inesquecível.  




  Essa viagem fez com que esses quatro amigos descobrissem o real valor da vida e ajudou Pedro a desvendar segredos de seu passado que estavam o atormentando tanto. Acima de tudo, fez com que eles vissem o lado Surpreendente da vida! 

    O livro é banhado a bons filmes e como o autor Maurício Gomyde é bateirista de uma banda de rock, já posso lhes dizer que músicas boas não faltam no livro ;) 

  Com toda certeza esse livro entrou para um de meus preferidos, me apeguei muito a ele e a seus persoanagens. Devemos entender que a todo momento temos "pedras em nosso caminho"mas, que elas são lançadas para nos fazers mais fortes. 

  A vida muitas vezes não precisa ser totalmente perfeita para sermos felizes, na realidade, cada um de nós escolhemos aquilo que nos faz bem. Muitas vezes, aquilo que achamos Surpreendente, está bem ao nosso lado mas, não enchergamos por querermos sempre mais e mais. 



  Se querem aprender uma grande lição, se emocionar, se apaixonar e rir , leiam Surpreendente

  Eu estou louca para ler outras obras do Maurício Gomyde e se encantar ainda mais por sua escrita e personagens tão reais. 

  Falando no autor, vale super a pena visitar o Site oficial do livro para conhecer mais sobre o Maurício Gomyde, e embarcar ainda mais na vida de Pedro e de seus amigos. Lá no site você também irá encontrar o Jogo da Velha, que representa muito o livro e eu não parei de jogar um minuto kkkkk. Poderá  visitar o '"Escritório do Pedro" e escutar uma playlist contendo só músicas boas, uma lista de livros e filmes inspiradas no livro. Com o site oficial, você se sentirar ainda mais dentro do livro.  

  Acompanhe o autor em suas redes sociais: Instagram@Mauriciogomyde e Twitter:@Mauriciogomyde , ele sempre está interagindo com os seus leitores, falando de sua agenda e contando novidades de suas obras *-* 



  
  Beijos de luz...Carol 






Alguém já leu ou quer ler Surpreendente? O que acharam da resenha? Venham conversar com a gente, deixe  seu cometários ... PS: amamos comentários kkkk ;)

12 comentários

  1. Fiquei emocionado com sua resenha, já quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus, muito obrigada!! Fico muito feliz quando gostam mesmoo de uma resenha minha! Esse livro é muito especial, vale super a pena ler <3

      Bjs bjs...Carol *-*

      Excluir
  2. Não li o livro, mas já vi várias resenhas dele. Todas elogiando, então imagino que seja realmente muito bom. Pela sua resenha dá pra ver que ele é muito comovente e cheio de mensagens. Talvez eu leia um dia :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale super a pena ler! Você irá gostar <3

      Muito obrigadaaa!

      Bjs... Carol :)

      Excluir
  3. Ainda esse ano eu irei fazer uma viagem a Pirinópolis, vou levar esse livro para ler lá. haha!
    Ótima resenha. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sériooo?? Será ainda mais mágico ler :o kkkkk

      Muito obrigadaaaa *-*

      Bjs...Carol!

      Excluir
  4. Tenho um amor pelo jogo de arte desse livro.

    L. xx
    meumundodalua.com

    ResponderExcluir
  5. Ola flor, esse livro é maravilhoso desde a capa, as paginas, etc...
    Gostei muitooo mesmo da sua resenha e confesso também tenho uma certa dificuldade
    de me separar de determinados personagens!!
    One

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi One!!!

      Muitoo obrigada mesmo, fico muito feliz de saber que você gostou *-*

      Nem me fala, parece que a gente realmente conhece os personagens <3

      Bjs :*

      Excluir
  6. Estou apaixonada por suas fotos, SOCORRO!!Faz um post falando sobre isso. Amei a resenha. 💘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deusss, MUITO obrigadaaaa!!!! <3

      Amei sua ideia, irei pensar em um post ok? ;) hehe

      Bjs de luz...Carol :*

      Excluir